Buscar
  • sheilamanke

Disfunção erétil e o sangramento gengival: a relação existe.

Algumas semana atrás tive acesso a um artigo sobre a relação entre disfunção erétil (DE) e doença periodontal (DP), também conhecida como periodontite. Este assunto me chamou bastante a atenção, assim como eu acredito que chamou a sua. De acordo com evidências científicas, existe correlação positiva para as duas doenças. E o que isso quer dizer? Que uma pode influenciar no desenvolvimento da outra.

Se você se interessou pelo assunto, entendamos desta forma: O que podemos chamar de periodontite? Essa é uma condição desfavorável dos tecidos que estão ao redor do dente, para ser mais específica, osso e gengiva. Acontece que, quando não temos uma boa higiene oral, e as superfícies dentárias servem de local para que a “sujeira” se acumule, instaura-se aí uma inflamação, tornando a gengiva avermelhada e sangrante. Se você percebe esse sangramento gengival, que pode ser provocado pela escova de dentes ou pelo fio dental, ou sente um gosto de sangue na boca, chamado de sangramento espontâneo, você precisa de cuidados específicos. Sua saúde pode estar em risco, pois esta doença, se não tratada, evolui para a perda do dente. Não fosse só isso, muitas pessoas até pensam que isso é uma banalidade.

Para a ciência já existem evidências suficientes para associar a periodontite à complicações vasculares, como o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral. Assim, ao que tudo indica, a causa mais comum da disfunção erétil são as complicações vasculares, e a periodontite está fortemente relacionada a esses quadros. Alguns estudos de grande relevância já mostraram que pacientes que foram tratados da periodontite relataram melhora em relação à disfunção erétil. A ereção ocorre normalmente como resultado de um fenômeno neurovascular caracterizado por um aumento no fluxo arterial seguido pela ativação do mecanismo venoso-oclusivo dos corpos cavernosos do pênis e a doença periodontal, com todas as suas bactérias, é capaz de interferir nesse processo natural, impedindo o ereção. Então, homens!!!! Como os casos de disfunção tem aumentado no mundo todo, as chances de desenvolvimento deste distúrbio é uma realidade e aumenta com a idade. Cuidados com a saúde bucal pode ser um fator decisivo para manter este fantasma afastado!


SHEILA MANKE

Especialista em Endodontia

Especialista em Ortodontia

Mestranda em Ortodontia

Bizzarro S, Loos BG. The link between periodontitis and erectile dysfunction: a review. Br Dent J. 2019 Oct;227(7):599-603.



33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo