Buscar
  • sheilamanke

Células-tronco e os dentes de leite: o que podemos esperar?

Eu acredito que a probabilidade de alguém que esteja lendo este post e nunca tenha ouvido falar em células-tronco é muito remota. Por isso, serei bem direta no assunto. O que muita gente não sabe é que os nossos dentes podem ser fonte dessas tão espetaculares células.

Vou explicar melhor.

Uma célula-tronco é um tipo de célula que chamamos de indiferenciada, isto é, ela pode se transformar em vários tipos de células como: muscular, adiposa, epitelial.... Pra ficar mais claro, uma celular muscular, quando se divide para fazer a sua renovação, só pode formar outra célula muscular.



O dente decíduo, conhecido como “dente de leite”, é uma fonte rica de células–tronco viáveis. A literatura científica mostra que as células isoladas à partir de polpas saudáveis de dentes decíduos são altamente proliferativas. Assim, hoje em dia, ao realizarmos a extração desses dentes que estão por cair (existe momento adequado) em ambiente apropriado, podem ser encaminhados para um centro especializado em criogenia, que conservará desta forma as células para uma futura necessidade da criança. Visto isto, é muito apropriado que a criança seja acompanhada de perto pelo cirurgião dentista que irá fazer esta coleta e poder executar o procedimento sem atrasos.



As células-tronco comprovadamente podem ser usadas para o tratamento de doenças do sangue, tais como leucemias, linfomas e anemias malignas. Porém, ainda não existe regulamentação para a utilização das células-tronco do tipo mesenquimais (CTM), que são as encontradas na polpa dental. Contudo não faltam razões para acreditar nas suas potencialidades. Recente estudo publicado utilizando modelo animal para o tratamento da incontinência urinária de esforço (IUE) utilizou células-tronco provenientes da polpa dental com resultados animadores, onde foi possível observar regeneração muscular, vascular e sensorial.


Em breve estaremos disponibilizando este serviço na OdontoMANKE.


Não é o máximo?


SHEILA MANKE

Especialista em Endodontia

Especialista em Ortodontia

Mestranda em Ortodontia



Zordani A, Pisciotta A, Bertoni L, Bertani G, Vallarola A, Giuliani D, Puliatti S, Mecugni D, Bianchi G, de Pol A, Carnevale G. Regenerative potential of human dental pulp stem cells in the treatment of stress urinary incontinence: In vitro and in vivo study. Cell Prolif. 2019 Sep 25:e12675.

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Agende a sua consulta. Deixe seu nome e telefone que entraremos em contato ou se preferir ligue para o fone abaixo.

Contato

Fone Fixo (47) 3379-1482

WhatsApp (47) 9 8855-4667

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon